celular cama

Celular, amigo ou vilão do seu sono?

Entenda como utilizar a tecnologia a favor da saúde do seu sono

Já é comprovado que a luz emanada por equipamentos eletrônicos, inclusive pelo celular, é um grande vilão do seu sono. Será possível torná-lo amigo?

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios ao ser humano e é sim possível utilizá-la a favor da saúde do seu sono.

Na era da internet, onde a maioria está dependente do celular e das tecnologias interativas de maneira geral, fica difícil entender e diferenciar quando ela está ajudando e quando está prejudicando, mas nós vamos te ajudar.

COMO O CELULAR PODE SER O VILÃO DO SEU SONO

Todo o tipo de luz, seja a solar, a branca ou a azul, podem afetar, de maneiras diferentes, a produção de melatonina e alterar o ritmo circadiano.

A melatonina é um hormônio, produzido pela glândula pineal, responsável por aumentar a sonolência, facilitando a transição entre vigília e o sono. Este hormônio é liberado com detecção da diminuição da luz natural ao final do dia, ou seja, a escuridão.

Afetando a produção da melatonina, os horários entre dormir e acordar também estão sujeitos a mudanças, desorganizando o ritmo circadiano.

O ritmo circadiano corresponde ao período de 24horas sobre o qual o relógio biológico se baseia. Para que ele esteja em harmonia, um dos fatores envolvidos, é a constância entre o horário de dormir e acordar.

A exposição excessiva à luz artificial acaba por confundir o nosso ritmo circadiano e estimulando além do necessário nosso cérebro, o mantendo desperto, o que torna o celular um dos grandes vilões do seu sono.

Entende-se por luz artificial toda a luz que não seja solar, como a luz branca, proveniente das lâmpadas ou a luz azul, proveniente das telas de TV, celular, tablet, computadores etc.

Além disso, há um aumento na chance de desenvolver Diabetes tipo 2, porque a luz artificial afeta também a resistência à insulina.

INSÔNIA

Se a luz emanada pelos celulares e outros equipamentos eletrônicos prejudicam a sonolência e o ritmo circadiano, distúrbios do sono como a insônia, podem aparecer.

Insônia é o distúrbio do sono mais comum, no qual há a dificuldade em iniciar ou manter o sono.

O estresse e a depressão podem causar a insônia, entretanto estímulos luminosos também podem manter a mente alerta prejudicando a transição entre a vigília e o sono.

O sono passa então a não ser mais reparador, levando a sintomas diurnos, como sonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração e memória, entre outros.

A Collection Of Cute People Lying On The Bed Talking On The Phone Lots Of Men And Women Chatting On Social Networks Colorful Flat Cartoon Style Isolated Vector Illustration Stock Illustration -

O SONO DO FUTURO

Atualmente mais de 78% dos brasileiros levam o celular para a cama e se olharmos exclusivamente para os adolescentes com cerca de 15 anos, esse número pode chegar a 90%.

Apesar da internet trazer muitos benefícios, como o acesso a informações importantes, além de pesquisas escolares, alguns estudos revelam que a internet é muito mais utilizada para o entretenimento, como jogos online, posts em redes sociais e vídeos.

Além do pouco conteúdo educativo destas funções, o constante estímulo luminoso destas tecnologias corrobora para um futuro em que resultados negativos na educação e no sono possam aumentar consideravelmente, tornando a tecnologia efetivamente vilã do sono.

Há que se dosar tanto a quantidade, como o horário de cessar os estímulos, acalmando a mente e permitindo a ação da melatonina na sonolência e consequentemente, no ritmo circadiano.

adolescentes-celular-vilão

APLICATIVOS PARA O SONO SÃO AMIGOS?

A tecnologia continua em constante evolução e muitos recursos para a saúde surgem a todo momento.

Atualmente existe uma gama enorme de aplicativos que se dizem auxiliares do sono, mas será que eles realmente te ajudam?

A grande maioria dos aplicativos são chamados de “sleep trackers”. Estes aplicativos prometem monitorar o seu sono de forma abrangente e alertar quando algo está errado.

Mas atenção: dados sobre os estágios de sono ainda não são muito confiáveis pelo celular.

A escolha de um aplicativo deve ser cuidadosa, sendo preferível o uso de aplicativos que levam em conta a importância dos hábitos de sono e fornecem modalidades terapêuticas comprovadas no tratamento da insônia como as terapias mindfullness ou terapia cognitivo comportamental para insônia (TCC-I).

A TCC-I é a terapia eficaz e de primeira escolha no tratamento da insônia crônica e consiste em uma abordagem psicoterapêutica focada nas causas e sintomas.

Desconfiem se o aplicativo requerer interação próximo ao horário de dormir. Lembre que a luz emanada pela tela do celular pode manter a mente alerta e impedir o adormecimento de forma natural.

aplicativo-amigo-sono

SLEEPUP

Nós, da Physical Care, nos unimos em parceria com a SleepUp, uma plataforma que agrega o monitoramento do seu sono, higiene do sono, terapia cognitivo comportamental e agregamos o diagnóstico e o tratamento de distúrbios do sono, tudo através do celular.

Como isso funciona?

Tudo acontece de forma simples no aplicativo SleepUp (disponível na App Store e na Play Store).

Através de questionários e diários de sono preenchidos a qualquer momento do dia pelos usuários, o aplicativo sugere alternativas para melhoria da qualidade do sono, seja terapia mindfullness, seja TCC-I, ou um apoio psicológico de alto nível.

Além disso, é possível agendar uma Polissonografia ou o acompanhamento via teleatendimento por um fisioterapeuta capacitado através do próprio aplicativo.

Atualmente, ainda não existe um aplicativo que te atenda tão bem como a SleepUp, fornecendo atenção ao que precisa e deixando o período noturno, para dormir com qualidade.

Para baixar o app SleepUp, aponte seu celular para o QR code abaixo.

baixe-app-sono-amigo-sono

O SEGREDO DO SUCESSO

Assim como em tudo na vida, o segredo é o equilíbrio.

Equilíbrio entre o tempo de acesso e o cessar às telas dos celulares.

Determinar um tempo limite para acessar informações digitais, sejam elas essenciais ou não, é um passo importante.

Faça pausas durante do dia, como nos períodos de refeições, meditações ou outras atividades e não leve o celular para cama.

Ter em mente a necessidade de seguir uma correta higiene do sono, como não tomar café em excesso e evitá-lo de tarde para o período noturno, evitar o consumo de bebidas alcóolicas, alimentos mais calóricos, além de não acessar eletrônicos e manter a luz apagada para adormecer.

O importante é promover um ambiente propício a um sono tranquilo, para que o adormecer seja confortável e o sono seja reparador.

 

 

Fontes:

  1. https://www.sanarmed.com/artigos-cientificos/a-falta-de-sono-esta-prejudicando-as-perspectivas-academicas-dos-adolescentes-na-era-digital
  2. https://cotia.sesisp.org.br/noticia/como-ter-bem-estar-na-era-digital
  3. https://www.sleepup.com.br/post/insonia-e-depressao
  4. https://www.sleepup.com.br/post/os-aplicativos-para-sono-funcionam
  5. https://physicalcare.com.br/afinal-o-que-e-higiene-do-sono/
  6. https://physicalcare.com.br/jet-lag-social-crononutricao/
  7. https://www.persono.com.br/insights/sono-e-ciencia/sono-e-luz
  8. https://www.persono.com.br/insights/sono-e-performance/maus-habitos-que-atrapalham-o-sono
  9. https://www.sleepup.com.br/post/o-que-%C3%A9-a-terapia-cognitiva-comportamental-do-sono

Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor!

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?
Bem-vindo à Physical Care
Olá! Como podemos ajudar?