Distúrbios do sono: o que são e como tratar?

Os Distúrbios do sono são um conjunto de condições e doenças que afetam a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida de uma pessoa. Saber o que são, quais são, suas as causas e como tratar distúrbios do sono pode ser o primeiro passo rumo a melhora na qualidade de vida.

A qualidade do sono pode ser afetada de diversas maneiras, seja pela dificuldade em adormecer, dificuldade em permanecer dormindo após adormecer ou dificuldade em permanecer acordado durante o dia.

Muitos fatores podem interferir na qualidade do sono, dependendo do tipo de distúrbio do sono presente e dos muitos sintomas que estão associados com cada tipo de distúrbio.

Os sintomas mais comuns de que algo não vai bem durante o sono são fadiga, irritabilidade, sonolência diurna, alterações de concentração e memória, mas muitos outros sintomas podem estar associados.

Na desconfiança de que o sono não está bem, um médico especialista em medicina do sono deve ser consultado para diagnosticar e tratar adequadamente o distúrbio do sono em questão.

Insônia

Você sabe quais são os distúrbios do sono?

A Insônia é o distúrbio do sono mais comum, onde o indivíduo tem dificuldade em iniciar ou manter o sono, levando à cansaço e sonolência diurna, além de alteração no apetite e no humor.

Pode ter diversas causas, como estresse, depressão e alterações hormonais, mas o melhor de tudo é que tem tratamento.

O médico vai procurar identificar a causa da insônia e a partir daí, propor um tratamento.

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é um outro distúrbio do sono onde uma obstrução ocorre na via aérea durante o sono, leva a uma pausa na respiração (apneia) ou a uma queda significativa no fluxo de ar da respiração (hipopneia). Essa pausa na respiração termina com um breve despertar, que ocorre diversas vezes durante o sono, impedindo sua contínuidade, levando ao aparecimento de sintomas como sonolência diurna, fadiga, alteração na concentração.

É comum quem tem apneia do sono roncar alto e com frequência, podendo ter despertares com engasgos durante a noite.

Ronco alto e frequente

A AOS é um distúrbio comum, mais presente em homens, obesos ou mulheres na menopausa, mas também pode ser encontrado em crianças ou mulheres grávidas. Indivíduos fora destes padrões também pode ter apneia do sono, já que alterações estruturais anatômicas podem ser causa de apneia do sono.

Possui diversas formas de tratamento, podendo ser comportamental através da higiene do sono, tratamento fonoaudiológico, medicamentos, placa intraoral, uso de CPAP ou BIPAP e até cirurgia.

O médico, após avaliação precisa, indicará a melhor forma de tratar dependendo de cada caso e da gravidade da apneia.

 

É importante saber que a Insônia e a Apneia do sono podem se apresentar juntas, somando os sintomas dos dois distúrbios do sono em um mesmo indivíduo. A essa apresentação dupla chamamos de Comisa que é a insônia comórbida com apneia obstrutiva do sono. É uma associação altamente prevalente levando o tratamento a um patamar desafiador, afinal, qual tratar primeiro? Com certeza o médico poderá identificar o que é mais prevalente ou incomoda mais cada pessoa e traçar um tratamento personalizado.

 

A Sonolência excessiva diurna é um distúrbio do sono definido pela dificuldade em conseguir se manter alerta durante o dia o que pode acarretar dificuldade na concentração, podendo ser um distúrbio perigoso quando envolve indivíduos com trabalhos que requerem atenção intensa, como dirigir ou operar máquinas.

Também pode ter diversas causas podendo ser algo temporário ou não e por isso uma investigação deve ser feita pelo médico para que um tratamento possa ser proposto.

A Narcolepsia é um outro distúrbio do sono caracterizada por uma sonolência incontrolável podendo o individuo dormir de repente em qualquer lugar e a qualquer momento, podendo durar de alguns minutos por até horas.

Pode ser um distúrbio perigoso se ocorrer em situações que requer atenção plena, como dirigir ou operar máquinas, por isso deve ser corretamente diagnosticada para que se possa saber como tratar.

A Síndrome das pernas inquietas é uma agitação dos membros inferiores durante o sono. Este tipo de distúrbio do sono pode ter diversas causas e levar a um cansaço diurno, uma vez que o sono se torna agitado. O tratamento também dependerá da causa, que pode ser genética ou não.

As Parassonias são alterações no ciclo normal do sono, mais comuns em crianças que podem ter experiências desagradáveis, mas tendem a desaparecer com o tempo.

Existem diversos tipos de Parassonias, podendo ser chamadas de distúrbios do sono infantil, tendo causas, comportamento e tratamento diferenciado para cada tipo de situação.

Tipos de Parassonias:

- Despertar confusional

- Terror noturno

- Enurese noturna

- Pesadelos

- Bruxismo

- Paralisia do sono

- Sonambulismo

- Transtorno Comportamental do sono REM (TCSREM)

Seja qual for o tipo de Parassonia ou qualquer outro tipo de distúrbio do sono apresentado, o médico especialista em sono é o profissional capacitado para avaliar, dizer qual é o distúrbio do sono apresentado, e se propor a tratar. Exames complementares como exames laboratoriais ou um estudo do sono, a Polissonografia, também pode ser solicitado.

Polissonografia basal

Saiba mais sobre os distúrbios do sono clicando aqui.

Um sono de qualidade garante melhora na qualidade de vida, já que a negligência no tratamento pode levar a graves alterações na saúde que vão além de alterações sociais causadas pela sonolência, mas podem predispor o indivíduo ao aparecimento de doenças como o Diabetes, Alzheimer, obesidade e também as doenças cardiovasculares como o infarto, AVC, arritmias, hipertensão.

Chegou a hora de cuidar da saúde do seu sono.

Agora que você já sabe o que é distúrbio do sono, o primeiro passo para tratar é consultar um médico e se precisar realizar um exame de Polissonografia, conte conosco.

A Physical Care tem uma equipe capacitada no atendimento com excelência do agendamento ao laudo da Polissonografia.

Agende seu exame clicando aqui.

Open chat
Olá! Como podemos ajudar?