O que é

apnéia do sono?

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio do sono que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo todo.

É caracterizada por obstruções recorrentes parciais (hipopneias) ou totais (apneias) da via aérea superior durante o sono, decorrentes principalmente, do relaxamento muscular das vias aéreas, interrompendo a passagem do ar.

Estas obstruções causam respostas agudas, como alterações das pressões dentro do tórax, fragmentação do sono (sono picado), aumento na frequência cardíaca, alteração na pressão arterial e quedas intermitentes da saturação de oxigênio (diminuição do oxigênio no sangue) que cessam somente após um breve despertar.

Tais situações resultam em um sono não reparador levando ao aparecimento dos principais sintomas da apneia como a sonolência diurna, mal humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, falta de memória, dores de cabeça matinal e depressão.

COMO DIAGNOSTICAR A APNEIA DO SONO?

Após uma avaliação clínica pelo médico, preferencialmente especialista em sono, uma Polissonografia poderá ser solicitada para confirmar o diagnóstico.

Aqui na Physical Care realizamos todos os tipos de Polissonografia com a maior seriedade.

A apneia do sono é classificada na Polissonografia como:

  • Normal: IAH abaixo de 5 eventos por hora
  • Leve: IAH entre 5-10 eventos por hora
  • Moderada: IAH entre 11-14 eventos por hora
  • Grave: acima de 15 eventos por hora

Este índice mostra quantos eventos de apneia ou hipopneia ocorrem por hora de sono.

QUAL O TRATAMENTO PARA APNEIA DO SONO?

O tratamento da apneia do sono é multidisciplinar e pode ter várias abordagens ao mesmo tempo. O médico é o profissional responsável em direcionar a melhor conduta para cada paciente.

A fonoaudiologia, o uso de aparelho intraoral, medicamentos, terapia cognitivo comportamental ou até mesmo uma cirurgia podem ser indicados para controlar ou minimizar a apneia e seus sintomas.

O uso de CPAP é o tratamento de escolha para casos moderados e graves, muitas vezes associado a outras terapias. Vale lembrar que casos de apneia leve também podem ter indicação do uso de CPAP.

O dispositivo CPAP produz um fluxo de ar contínuo, mantendo a via aérea aberta para a passagem do ar, evitando que ela se feche e acarrete todos os efeitos maléficos relacionados à obstrução das vias aéreas.

Uma consulta de adaptação ao equipamento é essencial. Nesta consulta será definido, com base em cada indivíduo, o tipo de equipamento correto, o modelo de máscara mais adequado, além de receber orientações de manejo da sua terapia em detalhes.

Agende sua consulta de adaptação clicando aqui.

Estudos indicam que os casos de apneia do sono não tratados estão intimamente associados a doenças cardíacas como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Arritmias, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Acidente Vascular Cerebral ou Encefálico (AVC ou AVE), Obesidade, Diabetes Melitus (DM), além de acidentes de trânsito e queda da produtividade no trabalho e rendimento laboral.

Inicie seu tratamento para apneia do sono hoje. Saiba como aqui.

Open chat
Olá! Como podemos ajudar?