Polissonografia (PSG) é o exame considerado padrão ouro para investigar distúrbios do sono como apneia do sono, ronco, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, insônia, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, entre outros.
Os distúrbios do sono podem desencadear muitos despertares noturnos, sonolência diurna excessiva, queda na capacidade de concentração e memória, cefaleia matinal, noctúria (acordar para urinar), alteração da pressão arterial, sensação de sufocamento, impotência sexual, depressão, ronco alto e frequente, entre muitos outros sintomas.
Está também altamente associado ao aparecimento de outras doenças como o Diabetes, Refluxo gastresofágico, Hipertensão arterial, doenças cardiovasculares (AVC, Arritmias, insuficiência cardíaca e infartos do miocárdio).
A Physical Care possui uma equipe multidisciplinar que atua desde o agendamento e realização do exame (técnico em polissonografia), até a emissão do laudo (médico).
Contamos com a Drª Zeni Rocha Silva, CRM: 82517, neurologista e especialista em medicina do sono, como a nossa responsável técnica e também responsável pelo laudo de todos os exames realizados tanto em nossas suítes, quanto em domicílio.
O exame de polissonografia é realizado durante a noite inteira, através de sensores fixados ao corpo, que permitem o registro das fases do sono, a profundidade e quantidade do sono, além de analisar a passagem do ar pelo nariz e monitorar a oxigenação sanguínea, a frequência cardíaca, os movimentos do tórax, a posição do corpo na cama, entre outros dados.
O exame não atrapalha o sono, sendo totalmente indolor e não invasivo, por isso não envolve qualquer risco.
Para o exame é necessário encaminhamento médico.
Nossas instalações permitem um sono tranquilo e de qualidade, com silêncio e controle de luminosidade.
Composta por suítes individuais e planejadas para promover muito conforto com cama tamanho queen size, ar-condicionado, banheiro privativo próximo à cama, armários e acessibilidade.
Possuímos completa hotelaria com shampoo, condicionador, sabonete, secador de cabelo, toalhas e roupa de cama.
*Demais convênios atendemos mediante reembolso. Consulte o procedimento clicando aqui (11) 5627-6900.
Seguimos todas as normas estabelecidas pela ABS (Associação Brasileira do Sono) para realização do exame de Polissonografia com segurança de nossos pacientes e colaboradores.
Após o agendamento, o preparo do exame será encaminhado ao paciente.
São obrigatórios para pacientes menores de 18 anos e opcional para maiores de 60 anos. Recomendamos acompanhantes para pacientes acima de 60 anos apenas na existência de necessidades adicionais como alterações de mobilidade ou cognição (por exemplo: Alzheimer, alterações de humor/agressividade, reconhecimento do ambiente e pessoas, entre outros.). Disponibilizamos poltronas reclináveis para uso.
As suítes no HospSono são individuais.
Sim. Ao término do exame em nossas instalações, é servido um delicioso café da manhã.
Mediante a atual situação de pandemia da Covid-19, solicitamos que o exame seja reagendado quando houver a presença de qualquer sintoma gripal.
É necessário avaliar junto ao seu médico a necessidade de suspender ou não o uso no dia do exame.
Sim. Quando o exame for realizado no HospSono, a campainha deverá ser acionada sempre que houver necessidade de ir ao banheiro e o técnico orientará quanto ao manuseio dos fios. O quarto possui um banheiro privativo próximo à cama. Exames realizados de forma domiciliar, este procedimento será previamente orientado.
Muitos planos oferecem o serviço de reembolso. Uma prévia deste serviço pode ser requisitada ao seu plano. Entre em contato conosco para mais informações (11)5627-6900.
O tempo de exame pode alterar conforme a necessidade e situações especiais. O exame é planejado para durar cerca 9hs (a partir das 21:30).
De 48hs até 10 dias consecutivos dependendo do tipo de exame escolhido. Para mais informações ou requisições especiais, entre em contato conosco (11)5627-6900.
Sim, para a realização do exame de polissonografia, é necessário um pedido médico, que é o responsável por solicitar diagnóstico.
Quem avalia e determina o tipo de polissonografia (com CPAP, domiciliar, basal, entre outros), é o médico que solicita o exame. No pedido médico (prescrição) deve constar qual o tipo deverá ser realizado.