A oxigenoterapia é a administração de oxigênio suplementar, ou seja, em uma quantidade maior do que a existente no ar ambiente.
É indicada aos pacientes que tenham baixa oxigenação do sangue, causada por alguma patologia respiratória ou cardíaca, com o objetivo de melhorar a absorção de oxigênio para todo o corpo.
O uso de oxigênio em casa é uma prática cada dia mais comum aos portadores de doenças respiratórias crônicas como a fibrose cística, a DPOC, a fibrose pulmonar, entre outras.
Na administração domiciliar, temos duas formas:
– terapia de baixo fluxo: através de cânula nasal, máscara de traqueostomia, ventilação não invasiva ou invasiva
– terapia de alto fluxo: – através de máscara de traqueostomia, máscara com reservatório, máscara de venturi, cânula nasal de alto fluxo.
A oxigenoterapia domiciliar é administrada por equipamentos específicos, como os concentradores de oxigênio, cilindros de oxigênio e o myAIRVO2 (terapia de alto fluxo domiciliar).
Os concentradores de oxigênio, são equipamentos, que funcionam por energia elétrica e geram oxigênio a partir do ar ambiente.
São menores, duráveis, mais leves e mais práticos em comparação com os cilindros, já que, enquanto houver energia elétrica, a fonte de oxigênio não se esgota.
Disponíveis com capacidades de até 5 LPM (litros por minuto) ou 10 LPM.
Existem também os concentradores portáteis de oxigênio. São menores, movidos a bateria e muito indicados para deslocamentos e viagens, inclusive em aeronaves.
Os cilindros de oxigênio possuem uma capacidade limitada de gás interno, o que requer orientações mais precisas entre qual a duração do cilindro, dose de oxigênio administrada e prazo de recarga do cilindro, prevenindo emergências.
O myAIRVO2 é o equipamento que oferta terapia de alto fluxo de forma domiciliar. Este equipamento oferta até 60LPM de gás, podendo ou não, ser suplementado com oxigênio através do concentrador ou do cilindro de oxigênio.
Além dessas formas de administração, através de um simples conector, é possível suplementar oxigênio na terapia não invasiva, sejam com BIPAP ou VPAP e também em ventilação invasiva domiciliar, através de ventiladores tipo Astral ou Trilogy EVO.
É importante saber que oxigenoterapia domiciliar necessita indicação médica para uso.
Nós podemos orientar o tipo de equipamento mais adequado para o seu caso, bem como os acessórios ideais, além de ensinar o manuseio correto de cada aparelho e a higienização dos acessórios.
Agende a entrega do seu equipamento através do formulário ao lado ou se preferir, por WhatsApp, clique aqui.