Muito se fala sobre sono, alimentação e atividade física como pilares para uma vida com saúde, mas será que essa tríade faz sentido? Afinal, o que é ter vida saudável?
Sono, alimentação, atividade física: tem algo que seja mais importante? Como começar a ter uma vida saudável?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) vida saudável é a ausência de doenças, enquanto saúde é o bem-estar físico, mental e social.
Se mente e físico andam juntos para alcançar a saúde, este quesito não deveria ficar de fora da questão “vida saudável”, não é?
Ou será que o sono, a alimentação e a atividade física já seriam os responsáveis em promover uma mente sã?
É fato dizer que há um aumento no desenvolvimento de doenças crônicas como a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 ao longo dos últimos anos e uma das explicações pode estar no estilo de vida não saudável.
Então, talvez alterações no estilo de vida, rotineiramente, possam promover uma vida saudável, prevenindo o desenvolvimento precoce de doenças.
Dormir bem, por exemplo, parece ter uma função importante, contribuindo positivamente para as alterações de estilo de vida em busca de uma vida saudável.
Então, como ter um estilo de vida saudável?
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
Já não é de hoje que se sabe a importância de uma alimentação equilibrada.
Uma boa alimentação é capaz de melhorar o sistema imunológico, o humor, a manutenção do peso, a capacidade de concentração e até a qualidade do sono.
O ideal é balancear os nutrientes, sejam carboidratos, proteínas, gorduras, frutas, verduras, legumes e grãos.
Se nada pode faltar em um prato balanceado, a questão pode estar nos excessos tanto de alimentação, como no consumo de álcool e na ingesta de alimentos ultraprocessados.
Dessa forma, cozinhar mais alimentos naturais, evitando alimentos industrializados pode ser um primeiro passo para caminhar a uma vida mais saudável.
Um profissional da área pode auxiliar nesse processo e tornar a jornada extremamente deliciosa.
ATIVIDADE FÍSICA
Quando a meta é ter uma vida saudável, os esportistas defendem a prática de atividades físicas como tarefas para o dia a dia.
Já para os sedentários, dá até arrepios.
Falar a um sedentário, que detesta fazer exercícios e odeia academias que praticar exercícios regulares é um dos pilares para uma melhor qualidade de vida e longevidade é algo que não vai funcionar.
Acontece que ninguém está dizendo que é necessário ser frequentador assíduo de uma academia, “puxar peso”, ser “marombado” ou “rato de academia”.
Aqui, a ideia é encontrar alguma forma de se exercitar, se movimentar, sem que isso se torne algo insuportável de se fazer, como praticar um esporte que traga satisfação e prazer.
Apenas se permita sentir os benefícios que lhe trará.
A recomendação da OMS para a prática de atividade física é de 150 minutos por semana, o equivalente a 30 minutos por 5 dias na semana.
Vale ressaltar que ninguém vai do zero ao topo em 1 semana, ou seja, você não vai passar de sedentário para um esportista diário em 1 semana.
Permita-se evoluir no processo, faça 2 dias, aumente para 3 e assim por diante. Sinta o progresso no seu dia a dia e no seu corpo. Funciona, só não desista.
Contar com um profissional nesse momento, pode ajudar na sua evolução.
SAÚDE MENTAL
Atualmente tem sido difícil ter e manter uma saúde mental sem auxílio, seja de profissionais ou de medicamentos.
Isso acontece porque estamos em constante contato com pessoas, coisas e situações que nos afloram sentimentos como tristeza, ansiedade, estresse, entre outros.
A saúde mental resulta da forma de como reagimos a esses sentimentos às exigências da vida. Enfrentar os obstáculos, estar bem consigo e lidar com as situações, são pontos chave para uma boa saúde mental.
Reconhecer nossos limites e buscar ajuda de um especialista parece ser algo alcançável e benéfico para se ter uma vida saudável.
SAÚDE DO SONO
Durante o sono, nosso corpo trabalha a nosso favor. É nesta fase que nos recuperamos e restauramos a energia gasta durante o dia.
Além disso, é durante o sono que nosso sistema imunológico está em sua função mais importante.
Isso quer dizer que se o seu sono não é de qualidade e quantidade adequadas, seu organismo fica suscetível a doenças e infecções.
Hormônios importantes são liberados durante a noite. Noites mal dormidas podem levar a um aumento da grelina, causando sensação de fome e uma diminuição nos níveis de leptina, diminuindo a sensação de saciedade.
Dessa forma, a probabilidade de ingerir alimentos de má qualidade e em maior quantidade que a necessária pode acontecer.
Outro fator importante é que sem descansar adequadamente, há uma maior irritabilidade durante o dia, dificuldade de concentração e não há disposição para atividade física.
O sono adequado também pode ajudar a reduzir o estresse, auxiliando no processamento das emoções de forma mais adequada, o que é fundamental para a saúde mental.
POR ONDE COMEÇO?
O ideal seria conseguirmos manter todos os pilares em harmonia, tudo ao mesmo tempo.
Entretanto, a maioria das pessoas precisam de um início gradativo na mudança de rotina. E não há problema em seguir assim. O problema é não seguir de nenhuma forma, certo?
Tudo nos leva a crer que uma boa noite de sono pode ser o ponta pé inicial para uma vida saudável, já que sem ele não se é possível disposição para atividade física, nem boa alimentação e muito menos para a saúde mental.
CUIDANDO BEM DA SAÚDE DO SONO
Um dos segredos para uma boa noite de sono é a rotina.
Estabelecer uma nova rotina pode começar com acordar e ir dormir todos os dias em um mesmo horário, inclusive aos finais de semana, feriados e período de férias.
Hábitos saudáveis do sono, como preparar o ambiente e estabelecer a rotina, estão amplamente exemplificados no que chamamos de higiene do sono.
A presença de distúrbios do sono, como a apneia do sono e a insônia, pode comprometer a busca de uma vida saudável.
Ronco, engasgos noturnos, sonolência excessiva diurna, irritabilidade, dificuldade de concentração e memória, dificuldade para dormir ou manter o sono são alguns dos sinais de que seu sono não vai bem.
Existe um exame, indolor e não invasivo, que analisa o sono de forma detalhada, sendo capaz de detectar esses distúrbios, chamado Polissonografia.
Mais do que detectar esses distúrbios, tratá-los de forma imediata é algo que pode fazer a diferença na qualidade de vida de quem busca melhorar o estilo de vida.
Só o equilíbrio entre sono, alimentação, atividade física e saúde mental não é o bastante para uma vida saudável.
Vida social, meditação, hábitos de lazer são fundamentais para uma vida saudável. Então saia com os amigos, leia bons livros, viaje.
O que te faz ter uma vida saudável é o conjunto dos elementos de forma equilibrada.
Inicie sua jornada analisando o seu sono, agende a polissonografia clicando aqui.
Fontes:
- https://www.psicanaliseclinica.com/vida-saudavel/
- https://www.saudebemestar.pt/pt/blog-saude/vida-saudavel/
- https://vidasaudavel.einstein.br/importancia-do-sono/
- https://www.resmed.com.br/sono-saudavel/3-pilares-do-sono