Porque precisamos ter um acompanhamento no uso de CPAP para Apneia do sono?

Quem precisa usar um equipamento de pressão positiva (CPAP ou BIPAP™/VPAP™), necessita entender que existem fases e cuidados indispensáveis no manejo e isso envolve não só a força de vontade do paciente, mas uma equipe multidisciplinar especializada durante todo o processo.

Apesar de parecer complexo, é importante ressaltar que a condução do caso pelo profissional e a aceitação da terapia pela paciente fazem toda a diferença no decorrer do processo.

Sabia que para se adaptar à terapia não basta ter o melhor equipamento CPAP ou a máscara mais moderna?

Com o avanço da tecnologia, novos equipamentos, cada vez com mais recursos são disponibilizados ao público e com o atual alcance da internet, a oferta deles tem sido ampla também.

Com certeza você já ouviu a expressão: “O barato pode sair caro!”

É preciso ter muito cuidado quando se escolhe este tipo de dispositivo via internet, pois uma escolha equivocada, pode refletir diretamente no fracasso da terapia e na perda de dinheiro. E se a escolha errada do equipamento pode determinar o sucesso da terapia, a escolha da máscara correta tem um papel tão importante quanto, se não for maior. 

Já que você precisa dormir usando uma máscara, ela precisa ser adequada à sua anatomia facial e confortável. E é impossível saber se uma máscara é boa, confortável e adaptável a você, olhando fotos na internet.

A primeira coisa que você precisa saber é que existem tipos e marcas diferentes no mercado, tanto de equipamentos CPAP, quanto de máscaras.

Quando digo que essas escolhas erradas determinam o sucesso ou o fracasso da terapia, é porque vivenciamos isso diariamente na prática e essas escolhas erradas levam muitas pessoas a retardarem os efeitos benéficos da terapia ou até mesmo desistirem de todo tratamento, justamente por não terem as informações ou conhecimento correto sobre o assunto, tornando a terapia algo assustador e desconfortável.

É muito importante ter acesso a uma equipe multidisciplinar especializada e experiente, que possa tirar todas as suas dúvidas e ainda consiga te ajudar no primeiro passo da utilização que é a ADAPTAÇÃO.

Esta fase vai além da escolha do equipamento correto ou máscara ideal. Ela engloba a programação ideal e os reajustes muitas vezes necessários nos primeiros meses de uso.

A primeira consulta de adaptação envolve a coleta de todo histórico clínico do paciente, além da análise de exames complementares, principalmente da Polissonografia (PSG), escolha do equipamento, da máscara e orientações de manuseio do equipamento, além de orientações sobre a apneia e a resposta esperada na terapia.

Não há uma duração ideal para esta fase e é por isso que um acompanhamento se faz necessário. É logo no início que as desistências costumam acontecer e reajustar o equipamento ou a máscara nessa fase pode ser a “cereja do bolo”.

Posteriormente à fase inicial, são recomendadas CONSULTAS PERIÓDICAS, como se fosse um check-up, onde o funcionamento do equipamento e conservação dos acessórios são avaliados, além de uma adequação na programação da terapia, caso haja necessidade.

Estes reajustes tardios são realizados conforme avaliação clínica do profissional junto ao paciente, associado às informações presentes no cartão de memória do equipamento CPAP. Um acompanhamento médico, de um especialista do sono, também é importante e é em conjunto que essas alterações devem ser feitas.

A maioria dos equipamentos possuem um cartão de memória que fornecem dados detalhados sobre as noites de sono, o que permite ao profissional um ajuste fidedigno da terapia.

Os equipamentos mais modernos, possuem tecnologia de transmissão de dados via nuvem, o que se tornou essencial na atualidade. Com esta conectividade também é possível avaliar a terapia à distância e até reajustar a programação quando necessário.

Atualmente, na era da "Telemedicina" ou “Teleatendimento” muitas dessas dificuldades de adaptação podem ser facilmente resolvidos ou até mesmo uma consulta de rotina pode ser feita com qualidade e assertividade.

Isso não quer dizer que sua adaptação está condenada ao fracasso caso seu equipamento seja de um modelo mais simples, mas um esforço maior para comparecimento nas consultas presenciais e um conhecimento maior do profissional que esteja acompanhando pode ser recomendado.

O equipamento, bem como os acessórios (máscara, circuito e reservatório de água do umidificador), necessitam de alguns minutinhos de atenção diária para higienização.  Esses cuidados são tão importantes quanto a nossa higiene pessoal e podem prolongar a vida útil do equipamento e dos acessórios, além de manter sua saúde em dia, mantendo seu sono de qualidade.

Algumas orientações podem diferir conforme o fabricante. Consulte sempre o manual do usuário do seu CPAP ou consulte um profissional especializado.

É recomendado também que periodicamente esses acessórios sejam trocados, a fim de manter a terapia segura, eficaz e confortável.

A vida útil dos acessórios depende da intensidade de uso, da manutenção e das condições ambientais nas quais são utilizados ou armazenados. Manter a integridade do seu equipamento e dos seus acessórios ajuda a manter a integridade da sua saúde do sono.

Alguns dispositivos como retentor de mento (queixeira), oxigenioterapia suplementar, Travesseiro CPAP Comfort e oximetria noturna podem ser associados à sua terapia conforme a necessidade individual de cada um, bem como o acompanhamento com outros profissionais como o Fonoaudiólogo, Dentista ou Psicólogo também podem ser importantes.

Apesar de ser um tratamento com tantas vertentes, é de maneira suave, calma e profissional que tudo acontece.

E é assim que deve ser. Não é um tratamento que precise assustar, nem que precise causar dor ou sofrimento, muito menos irritação. É um tratamento complexo, mas com um benefício ímpar na qualidade de vida.

Merecemos dormir bem, acordar dispostos e prontos para o dia a dia.

A Physical Care tem profissionais especialistas e um suporte focado nas necessidades de cada paciente, sendo hoje um centro de referência no tratamento dos distúrbios respiratórios e do sono.

Open chat
Olá! Como podemos ajudar?