tosse quando preciso de ajuda

Tosse: quando preciso de ajuda?

Afinal, o que é a tosse?

Tossir é um ato muito conhecido, mas afinal o que é a tosse? Quando e por que ela aparece? Será que podemos evitá-la? Afinal, quando realmente preciso de ajuda? Venha saber mais sobre essa chata e muitas vezes corriqueira, tosse.

A tosse é um reflexo natural do sistema respiratório frente a processos irritativos.

Ela existe para expelir irritantes, muco ou substâncias estranhas dos pulmões, traqueia e vias aéreas superiores.

É um mecanismo de defesa do organismo que ajuda a manter as vias respiratórias livres de agentes potencialmente prejudiciais, como poeira, bactérias, vírus e outros irritantes.

POR QUE A TOSSE ACONTECE?

Antes disso é importante sabermos que há dois tipos de tosse: a seca e a produtiva.

O que diferencia é a presença ou não de muco (catarro/secreção).

Na tosse produtiva há movimentação do muco para que seja eliminado (expectoração), enquanto na tosse seca não há muco.

tosse com catarro

A tosse pode ser desencadeada por diversos fatores, como infecções respiratórias, alergias, irritantes ambientais (como fumaça, poeira, poluentes), refluxo gastroesofágico, tabagismo, entre outros.

Quando ocorre um estímulo irritante nos receptores nervosos presentes nas vias respiratórias, ocorre uma sequência de eventos que resultam na contração dos músculos da respiração e na expulsão do ar com força para eliminar o agente irritante.

Em algumas condições, a tosse pode se tornar crônica e persistente, o que pode indicar uma doença subjacente, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite crônica, refluxo gastroesofágico ou câncer de pulmão.

TOSSE: QUANDO PRECISO DE AJUDA?

Saber quando é preciso ajuda para combater a tosse pode definir o sucesso do diagnóstico e principalmente do tratamento.

Antes de sair gastando dinheiro com medicamentos e comprando qualquer xarope, é sempre importante procurar um médico, principalmente se a tosse persistir por mais de algumas semanas ou se houver outros sintomas associados, como febre, dor no peito, falta de ar, sangramento ou perda de peso.

ajuda médica

É muito importante pensar que ao tossir, nosso organismo está nos avisando que algo não está bem e por isso ela não é uma vilã e sim um sintoma e sinal de alerta. Procure sempre orientação médica.

A automedicação pode mascarar problemas mais sérios e postergar o diagnóstico correto.

não automedique

A TOSSE NAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES

Algumas doenças podem afetar a capacidade de tossir, especialmente quando ocorre fraqueza muscular ou disfunção do sistema nervoso. Algumas condições que podem causar dificuldade para tossir incluem:

  • Miastenia gravis: uma doença autoimune que causa fraqueza muscular, incluindo os músculos usados na tosse.
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA): uma doença degenerativa do sistema nervoso que afeta os músculos usados na tosse, além de outros músculos do corpo.
  • Lesão da medula espinhal: uma lesão na medula espinhal pode afetar a capacidade de tossir, especialmente se a lesão afetar os nervos que controlam a respiração e a tosse.
  • Doença de Parkinson: pessoas com doença de Parkinson podem ter dificuldade em tossir devido à fraqueza muscular e à rigidez nos músculos do peito e das vias aéreas.
  • Esclerose múltipla: pode afetar os músculos da respiração e da tosse, levando a dificuldade em tossir.

Pensando nesses casos, há um equipamento utilizado para auxiliar na assistência à tosse, carinhosamente chamada de “máquina da tosse”, o dispositivo funciona fornecendo uma respiração de pressão positiva seguida de uma rápida diminuição da pressão para simular uma tosse. Este processo ajuda a limpar o muco e as secreções dos pulmões, prevenindo infecções e melhorando a função pulmonar geral.

maquina da tosse

A TOSSE NAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS

A assistência à tosse também é comumente usada em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística e outras condições respiratórias.

Os dispositivos de assistência à tosse estão disponíveis em várias formas, incluindo dispositivos portáteis e máquinas maiores. Eles são normalmente usados ​​sob a orientação de um profissional de saúde, que pode ajustar as configurações e monitorar a resposta do paciente.

Embora o auxílio à tosse possa ser útil para melhorar a função pulmonar e prevenir complicações, pode não ser apropriado para todos os indivíduos. É importante consultar um profissional de saúde para determinar se o auxílio à tosse é uma opção de tratamento apropriada para suas necessidades específicas.

Muitas outras patologias podem cursar com tosse produtiva crônica ou com infecções pulmonares de repetição, necessitando uma atenção especial.

Sabendo o que é a tosse, porque ela está presente e como manejá-la adequadamente é o primeiro passo para o sucesso do tratamento.

O fisioterapeuta respiratório é o profissional que pode auxiliar na remoção de secreções através de técnicas e manobras específicas, seja no manejo do paciente em ambiente domiciliar, ambulatorial ou hospitalar.

A reabilitação pulmonar pode ser uma estratégia para a melhora das capacidades e funções pulmonares atuando preventivamente ao aparecimento de infecções.

Se você não está conseguindo se livrar ou controlar a tosse, procure um médico imediatamente.

Após um diagnóstico preciso, realizar um tratamento de fisioterapia respiratória pode ser a solução eficaz tão necessária.

Agende uma avalição com um fisioterapeuta da Physical Care, clique aqui.

Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor!

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?
Bem-vindo à Physical Care
Olá! Como podemos ajudar?