O Concentrador de oxigênio de 3 saídas é um equipamento que gera muitas dúvidas tanto aos pacientes, como aos profissionais de saúde. Continue lendo este artigo e saiba como funciona o concentrador 3×1 e para quem é indicado.
O QUE É UM CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO
Concentradores de oxigênio são equipamentos elétricos geradores de oxigênio medicinal através do ar ambiente.
Possuem capacidade de até 10 litros por minuto (10lpm) e podem ser utilizados não só em hospitais, ambulatórios e laboratórios, mas também em domicílio, clínicas, hospice ou casas de repouso.
São diversos modelos de equipamentos existentes no mercado e é importante saber não só a montagem do equipamento, mas a indicação e, principalmente, a dosagem correta ser utilizada durante o dia, seja em repouso ou aos esforços físicos, como à noite, durante o sono.
Um profissional experiente pode orientar e auxiliar o paciente a titular a dosagem correta.
COMO FUNCIONA UM CONCENTRADOR DE OXIGÊNIO
Resumidamente, um concentrador estacionário de oxigênio simples, retira o ar ambiente, concentra o oxigênio dentro dele e fornece ao paciente, de forma contínua, um fluxo determinado de oxigênio medicinal.
Esse processo ocorre em etapas de compressão, filtragem e armazenamento do ar, conforme segue:
- O concentrador de oxigênio puxa o ar ambiente, que passa por um filtro para remover impurezas e partículas
- O ar filtrado é comprimido, para que o oxigênio possa ser separado dos outros gases presentes no ar ambiente.
- O gás é então separado, através de uma peneira especial de zeólitas. Os zeólitos absorvem o nitrogênio e outros gases, deixando apenas o oxigênio puro.
- O oxigênio concentrado é direcionado para as saídas, onde são entregues aos pacientes através de cânulas nasais ou máscara de oxigênio.
PARA QUEM É INDICADO ESTE TIPO DE EQUIPAMENTO
A oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) existe a mais de 70 anos e vem sendo cada dia mais utilizada em pacientes com dependência crônica ou aguda de oxigênio.
Pode ter seu uso somente durante atividades que requerem um esforço físico um pouco mais intenso, durante o sono ou nas 24hs do dia.
DPOC (Enfisema Pulmonar ou Bronquite Crônica), Fibrose pulmonar, Fibrose Cística, Bronquiectasias, Câncer, Cuidados Paliativos, insuficiência respiratória crônica de diversas etiologias entre outras, além de apneia do sono com dessaturação grave associado ao uso de CPAP ou BiPAP, são algumas das indicações de uso do equipamento.
Esses equipamentos estão ligados diretamente ao ganho de qualidade de vida e funcionalidade ao indivíduo que usa.
PARTICULARIDADES DOS CONCENTRADORES DE OXIGÊNIO
Os Concentradores de oxigênio não são equipamentos Bivolt, portanto deve atentar-se na voltagem correta da tomada ser utilizada (110V ou 220V).
O Concentrador de oxigênio simples, possui apenas uma saída de gás oxigênio, podendo ter o limite de 5 ou 10lpm, dependendo do modelo.
Estes equipamentos possuem um compressor potente e durável, que permite ao paciente o uso por 24hs ao dia, 7 dias por semana, com quase nenhuma manutenção interna por cerca de 2 anos.
A manutenção básica consiste em higienizar o aparelho por fora, com um pano seco e lavar o filtro de espuma semanalmente com água e sabão, caso no modelo exista (o filtro deve estar totalmente seco antes de ser recolocado no equipamento)
Os acessórios também precisam de higienização e troca periódica.
O copo umidificador, necessita de lavagem com água e sabão diariamente e juntamente com a extensão de oxigênio e a cânula nasal, necessitam de troca a cada cerca de 3 ou 4 meses.
Já o aparelho necessita de calibração e troca dos filtros internos a pelo menos cada 2 anos.
Outra curiosidade importante é a necessidade do uso de uma tomada elétrica única e sem o uso de extensões e/ou adaptadores para este tipo de equipamento, a fim de evitar um curto-circuito.
CONCENTRADOR 3X1
O concentrador 3×1 ou Concentrador de 3 saídas como é também chamado, possui 3 saídas de gás, sendo 1 de oxigênio e 2 de ar comprimido (sem o enriquecimento de O2 suplementar).
Este modelo de aparelho é indicado para pacientes que necessitam realizar inalação sem que a dose de oxigênio ofertada seja alterada OU para pacientes que necessitam de um ar com macronebulização (névoa), para uma umidificação mais efetiva.
É possível que se utilize a macronebulização para produção de névoa (umidade) associado ao uso do oxigênio na dosagem recomendada pelo médico.
A dosagem de oxigênio deve obedecer à recomendação médica ou da equipe multiprofissional que acompanha o paciente.
Para o uso deste tipo de equipamento é preciso prescrição médica.
A montagem deste modelo de equipamento requer um conhecimento mínimo deste tipo de equipamento para que funcione adequadamente.
Ter uma equipe confiável tanto para suporte clínico, quanto para suporte técnico é de extrema importância.
A Physical Care possui uma equipe treinada e com anos de experiência em oxigenoterapia.
Escolha do melhor equipamento, montagem, adaptação, orientação e suporte técnico do primeiro ao último dia.
Ainda com dúvidas? Clique aqui.