Sabe aquela boca seca ao acordar? Tem ideia de que isso pode esconder um problema de saúde?
O que acordar com a boca e a garganta seca pode significar? Devo me preocupar com isso ou é algo normal de acontecer?
São diversos os motivos que podem deixar sua boca e sua garganta seca.
Normal ou não, o fato é que a sensação de secura incomoda muito quem a sente e, portanto, procurar ajuda é primordial.
Existe um nome na medicina para essa sensação de secura oral, é “xerostomia” e pode estar associada, entre outras coisas, à baixa produção de saliva pelas glândulas salivares.
Entretanto xerostomia é uma condição de secura oral durante o dia todo e não só na hora de acordar e pode ter mais de um fator desencadeante.
Como dito anteriormente, os fatores desencadeantes podem ser diversos, como desidratação, ronco, consumo excessivo de cigarro e bebidas alcoólicas, má higiene bucal, respiração oral, entre outros.
Pode também aparecer em decorrência de efeito colateral de medicamentos ou sintoma de alguma doença instalada.
É importante saber que a sensação de boca seca demonstra que há algo desequilibrado no organismo e o médico pode auxiliar a detectar a fonte do problema.
Este problema pode estar associado a outros sinais como ardência nos lábios, língua ou garganta, bem como o aparecimento de fissuras na língua, dificuldade de engolir, aumento de cáries, mau hálito, entre outros.
CAUSAS DA SECURA ORAL
As causas da secura oral podem estar associadas a situações sazonais, comportamentais ou relacionados a saúde.
Tirando o uso de cigarros e bebidas alcoólicas, alguns medicamentos antidepressivos, reguladores da pressão arterial ou ainda anti-inflamatórios podem causar esse sintoma.
Pacientes submetidos a radioterapia também podem sentir a secura oral, bem como pacientes com alteração das glândulas salivares.
Algumas doenças crônicas ou autoimunes como o diabetes, o lúpus ou a artrite também estão na lista dos causadores da boca seca.
Entretanto, a boca seca somente ao acordar pode esconder um outro problema de saúde muito comum e que muitas pessoas ignoram, pois associam como algo normal a acontecer no dia a dia, que são os distúrbios do sono, como a apneia do sono e a insônia.
A apneia do sono, por exemplo, é um distúrbio do sono caracterizado por uma pausa na respiração que dura mais de 10 segundos durante o sono.
Durante essa pausa, muitas alterações fisiológicas ocorrem no corpo, causando um micro despertar e uma inspiração oral profunda, normalmente associada a um ronco alto e até mesmo a engasgos.
Essa respiração oral ocorre diversas vezes durante a noite causando a secura oral e até dores na garganta ao despertar.
OUTROS SINAIS DE QUE A SECURA ORAL PODE SER DISTÚRBIO DO SONO
Ronco: está longe de ser uma condição normal e além de incomodar quem dorme ao lado, prejudica o sono de quem tem. É um dos principais sintomas da apneia do sono.
Sono durante o dia: pode ser resultado de uma noite mal dormida, aquela noite atípica, mas quando acontece sempre pode ser outro sintoma bastante comum da apneia do sono, da insônia e da narcolepsia.
Boca seca ou dor de garganta ao acordar: pode estar associado a respiração oral durante a noite. Reações alérgicas, alterações nasais e até mesmo a apneia do sono são os causadores deste desconforto.
Alterações de memória, concentração e humor: além da depressão, déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a apneia do sono e a insônia são outras condições que afetam a memória, a concentração e o humor.
Acordar a noite para fazer xixi (noctúria): é sinônimo de sono ruim. Ao contrário do que se imagina, isso está longe de ser normal. Cerca de 84% dos pacientes com apneia obstrutiva do sono se levantam com frequência para ir ao banheiro.
Despertares frequentes durante a noite: distúrbios do sono podem fazer que com a pessoa acorde várias vezes durante a noite, como na apneia do sono, insônia e síndrome das pernas inquietas.
COMO DIAGNOSTICAR A CAUSA DA BOCA SECA?
Um médico otorrinolaringologista ou até mesmo um cirurgião dentista podem ser consultados para esse diagnóstico.
Uma pesquisa deverá ser feita a fim de identificar de onde o sintoma vem.
Em alguns casos é necessário a realização de um exame chamado sialometria, que indica a quantidade e qualidade da saliva produzida em um determinado período de tempo.
Já quando se suspeita de distúrbios do sono, a polissonografia é o exame indicado.
Este exame é indolor, não invasivo e avalia o comportamento do sono em quantidade e qualidade.
Descobrindo-se a causa exata, o tratamento se torna possível.
TRATANDO A BOCA SECA
O tratamento da boca seca dependerá diretamente da causa, por isso a importância em se detectar com mais propriedade o que acontece.
Você sente a boca seca pela manhã? Acha que pode ser algum distúrbio do sono?
É importante consultar um médico especializado em sono e obter um diagnóstico preciso, iniciando um tratamento adequado.
Em alguns casos o médico pode recomendar a troca de alguns medicamentos ou prescrever estimulantes salivares e aumento da ingesta de água.
Aumentar os cuidados com a higiene bucal também é importante para prevenir cáries nesse grupo de pacientes.
Em outros casos, pode indicar algum tratamento específico, como o uso do CPAP para a apneia obstrutiva do sono ou a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para a insônia.
Agende sua polissonografia com a gente, clique aqui.
Se você já tem um distúrbio do sono diagnosticado, agende sua adaptação de CPAP aqui.
Quer mais informações sobre o aluguel de equipamentos para distúrbios do sono? Clique aqui.
Fonte:
- https://uniodontocampinas.com.br/blog/boca-seca-ao-acordar-saiba-o-que-e-e-como-tratar/#:~:text=O%20que%20causa%20a%20xerostomia,respirar%20pela%20boca%2C%20entre%20outros.
- https://www.colgate.com.br/oral-health/dry-mouth/waking-up-with-dry-mouth-0515
- https://sorrisologia.com.br/w/boca-seca-ao-acordar-isso-e-normal_a10751