O estilo de vida atual das pessoas tende a levá-las a um alto nível de estresse rapidamente. A correria do dia a dia, em torno de uma rotina de trabalho intensa, com imediatismos e pressões só pioram a situação, mas aliviar o estresse rapidamente pode ser possível.
Existem diversas técnicas que podem ajudar a aliviar o estresse, algumas mais complexas como a Reflexologia e outras mais fáceis de aplicar como o Shiatsu.
A Reflexologia é uma técnica de terapia alternativa complementar com seu princípio baseado em áreas ou pontos reflexos presentes nos pés, mãos e orelhas que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo.
A energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
Ao pressionar esses pontos, podemos promover o equilíbrio das energias do corpo, reduzir tensões e combater a aparição de doenças.
A Reflexologia palmar envolve uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos na palma das mãos contribuindo com o movimento de pulsação, sobretudo melhorando a circulação e o fluxo sanguíneo.
Além de benefícios físicos, a Reflexologia palmar é também usada para aliviar o estresse e promover o relaxamento mental, deixando os pensamentos mais leves.
Porém, a Reflexologia é uma técnica que envolve o conhecimento profundo de muitos pontos reflexos e um estudo de fisiologia e neurologia, podendo ser considerada uma ciência e por isso deve ser aplicada por um profissional capacitado. Isso requer tempo e um pouco de dinheiro.
Não tem tempo e nem dinheiro para procurar um profissional em Reflexologia?
Não se abale, é possível aplicar uma automassagem nas nossas mãos e dedos com base em técnicas japonesas do shiatsu e aliviar o estresse rapidamente.
No Shiatsu, não só cada parte do nosso corpo, mas também cada dedo de nossas mãos possui terminações nervosas ligadas a diferentes sentimentos e portanto, aplicar uma pressão sobre eles pode aliviar sintomas de estresse acumulado ao longo de uma semana cansativa rapidamente.
A automassagem pode ser aplicada em cerca de 5 minutos, não precisa de nenhum preparo ou local específico para ser feita e o melhor é que pode aliviar o estresse rapidamente.
Veja só como é simples.
Polegar
O polegar está associado às emoções e pensamentos.
A pressão neste dedo ajuda na formulação de ideias, bem como ajuda a diminuir preocupações e angústias, auxilia na digestão e ajuda a melhorar dores de cabeça.
Em casos de desânimo, preocupação, ansiedade, dores de cabeça ou crises nervosas, abrace o polegar com a mão oposta e pressione levemente 1 a 2 minutos em cada polegar.
Indicador
O indicador está associado a estados de medo e confusão.
A pressão neste dedo ajuda a enfrentar os medos, permitindo a pessoa a ser mais confiante, menos insegura, mais corajosa, trazendo mais harmonia para o corpo todo.
Está também relacionado ao funcionamento dos rins, bexiga e a melhora de dores nas costas.
Em casos de dores nas costas, dores musculares, desconforto nos braços, desconforto nas pernas ou problemas renais, abrace o indicador com a mão oposta e faça movimentos de massagem por 5 a 10 minutos em cada um.
Médio
O dedo médio está associado a emoções de irritabilidade, raiva e alterações no fígado.
A pressão neste dedo estimula harmonia, criatividade, lucidez e compaixão pelas pessoas. Ajuda a dispersar sentimentos de irritabilidade, frustrações e raiva. Também melhora a fadiga e o cansaço, auxilia no bom funcionamento do fígado, da vesícula e da visão.
Em casos de fadiga, ansiedade, dores inflamatórias, pressão alta ou problemas circulatórios, abrace o dedo médio com a mão oposta e faça movimentos de massagem por 1 a 2 minutos em cada um.
Anelar
O dedo anelar está associado a negatividade, depressão, tristezas e problemas digestivos.
A pressão neste dedo proporciona energia e vitalidade, sentimento de esperança e alegria e diminuem os pensamentos negativos e tristes. Atua também no bom funcionamento dos intestinos e pulmões.
Em casos de problemas respiratórios, problemas digestivos, estados de negatividade, abrace seu dedo anelar com a mão oposta e faça movimentos de massagem por 1 a 2 minutos em cada um.
Mindinho
O dedo mindinho está associado a estados de baixa autoestima, nervosismo e estresse.
A pressão neste dedo melhora na autoestima e a intuição, promovendo ótima harmonia corporal, afastando julgamentos. Auxilia no bom funcionamento do intestino delgado e do coração, além de ajudar nas dores de garganta.
Em caso de dores musculares, dores no corpo em geral ou problemas nervosos, abrace seu dedo mindinho com a mão oposta e faça movimentos de massagem por 1 a 2 minutos em cada um.
Palmas das mãos
Assim como os dedos, as palmas das mãos têm uma grande importância na técnica.
As palmas das mãos estão associadas aos órgãos vitais e todos os sentidos e emoções.
Se você deseja acalmar a mente, promover sensação de bem-estar, além de diminuir o desanimo e auxiliar no funcionamento do corpo como um todo, pressione com a ponta do polegar da mão oposta, o centro da palma da mão por pelo menos 1 minuto.
Pressione suas mãos
Você também pode pressionar uma mão contra a outra por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudá-lo a aumentar o seu fluxo sanguíneo e ativar sua energia vital.
Embora seja uma técnica de simples aplicação, promete se eficaz e realmente acalmar os nervos, mas buscar ajuda para resolver o foco do estresse, pode ter um efeito mais duradouro.
Você sabia, por exemplo, que uma noite de sono adequada ajuda o corpo a relaxar e se recuperar durante a noite, reduzindo a tensão muscular causada pelo estresse do dia?
Um distúrbio do sono pode surgir e piorar o quadro de stress, fadiga e ansiedade na presença de noites mal dormidas.
Uma correta higiene do sono pode ajudar a adormecer melhor.
Conheça a Physical Care e aprenda mais sobre o tema. Clique aqui e saiba mais.