Micro-CPAP são dispositivos de CPAP minimalistas para tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) e vemos muitos equipamentos como esse à venda. O que sabemos sobre ele até agora?
Desde 15 de junho de 2015 uma startup americana vem tentando desenvolver o Micro-CPAP Airing.
A ideia do Micro-CPAP Airing é revolucionar o tratamento da AOS com um dispositivo de CPAP minimalista sem fios, sem máscara e sem mangueira.
A AOS é um distúrbio do sono ao qual ocorre uma obstrução das vias éreas durante o sono, levando a uma pausa na respiração (apneia) ou a uma queda significativa no fluxo de ar da respiração (hipopneia). Essa pausa na respiração termina com um breve despertar, que ocorre diversas vezes durante o sono, tornando o sono fragmentado e impedindo sua continuidade, levando ao aparecimento de sintomas como sonolência diurna, fadiga e alteração na concentração.
Além disso, já é sabido que a AOS, quando não tratada, causa diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, cefaleias matinais, ganho de peso, diabetes, depressão, entre outros.
O tratamento padrão ouro atualmente para a AOS é o uso de um dispositivo chamado CPAP (Continuous Positive Airway Pressure). Este dispositivo consiste em um aparelho gerador de fluxo de ar, conectado a uma mangueira e acoplado a uma máscara ao rosto do usuário.
Atualmente, modelos de máscaras cada vez mais minimalistas são desenvolvidas, entretanto o objetivo do Micro-CPAP é tornar essa terapia muito mais minimalista, sem que haja necessidade de uma máscara, uma mangueira ou até mesmo, energia elétrica.
Mas é possível?
É importante dizer que a venda do Micro-CPAP Airing está sujeita à aprovação da FDA (órgão americano que regulamenta novos equipamentos), o que não aconteceu até hoje e ainda não há previsão para que isso aconteça oficialmente.
Para que essa aprovação seja realizada, é necessário exaustivos estudos científicos validos que comprovem sua eficácia e eficiência, porém até o momento isso ainda não foi possível.
Como seria o funcionamento?
- O ar entra no aparelho através do esforço inspiratório do usuário
- Dentro do aparelho, o ar passa por micro-ventiladores
- Centenas de micro-ventiladores trabalham, ao mesmo tempo, em paralelo, criando fluxo de ar milhares de vezes por segundo.
- Clique no link abaixo e veja um vídeo de como seria o funcionamento
Entenda o funcionamento do Micro-CPAP, clique aqui.
- Se já existisse de fato, seria assim.
O aparelho seria movido a bateria com durabilidade para uma noite e descartável.
Você com certeza já recebeu uma propaganda sobre esse produto ou já viu algo parecido sendo vendido na internet.
E com certeza já se perguntou, será que funciona de verdade?
Partindo desta idéia inicial, algumas empresas (não a startup oficial) desenvolveram produtos similares e os lançaram no mercado.
Alguns tem ventoinhas dentro e outros são completamente ocos, isso mesmo, ocos, sem nada dentro e portanto nada fazem para inibir a AOS.
Então é preciso tomar muito cuidado com o que se vê na internet.
Vale lembrar que existem diversos graus de apneia e de resistência de vias aéreas, o que torna muito difícil comprovar a eficácia de protótipos para todos os apneicos.
Mas desde 2015, será que desistiram?
Difícil dizer.
O lançamento oficial estava previsto para 2018 e de lá para cá pouquíssimas atualizações foram divulgadas em seus canais oficiais.
A última atualização tanto no site da instituição, quanto nas redes sociais foi em setembro de 2020, ou seja, há 2 anos. Nesta atualização há a afirmação de que as pesquisas continuam, mas não há previsões e nenhuma outra informação específica quanto a pesquisa.
Enquanto isso, não achamos prudente desistir da sua saúde e procuraríamos tratar a apneia com o que temos em mãos, até porque já temos comprovação científica para o tratamento com CPAP.
Uma boa adaptação não está relacionada somente ao modelo de máscara, mas a todas as instruções, orientações e principalmente ao acompanhamento de uma equipe capacitada.
Do diagnóstico ao tratamento, nós podemos ajudar você a se adaptar à terapia do sono.
Agende seu exame ou a adaptação do seu CPAP com a gente, clique aqui.
Fonte:
- https://www.fundairing.com/