Você ronca? O motivo para esse distúrbio pode ser o excesso de peso!
O distúrbio do sono que mais incomoda é, sem dúvida, o ronco. Muitos indivíduos que sofrem com esse problema não sabem que uma das causas desse distúrbio é o ganho de peso ou o sobrepeso. “Porém, ao recomendar para as pessoas perderem peso para que não ronquem mais, é preciso levar em consideração um detalhe importante: a disposição para exercícios físicos em roncadores é reduzida, já que o ronco causa cansaço, sonolência e indisposição durante o dia”, diz o dentista Eduardo Rollo Duarte, especialista em Odontologia do Sono.
Resumindo: para se perder peso só existe uma fórmula – o controle alimentar associado a exercícios físicos regulares. Mas os pacientes que roncam acordam cansados e indispostos para iniciarem um programa de exercícios, mesmo que seja uma simples caminhada. “Trata-se de um círculo vicioso.”, explica Eduardo. “O paciente ronca, tenta se tratar e se vê diante da necessidade de perder peso. Não tem disposição, e então acaba nem emagrecendo, nem tratando o ronco”.
A solução encontrada pelo especialista é partir para o tratamento do ronco e estimular o paciente a perder peso após a solução do problema. “Uma vez solucionado o ronco, o indivíduo passa a dormir bem, com sono reparador, e, portanto, estará disposto a iniciar atividades físicas regulares”, diz Eduardo.
Mesmo quem não está acima do peso, mas leva uma vida sedentária, o ronco pode atrapalhar as atividades físicas. “Todo mundo precisa incorporar o exercício em sua rotina, e tratar os distúrbios do sono é um excelente começo”, finaliza o dentista.
Odontologia do Sono?
Você deve estar se perguntando: como a odontologia pode ajudar a diminuir o ronco, certo? O dentista explica que existem próteses ou aparelhos para os dentes feitos especificamente para o paciente com distúrbios do sono, sendo métodos altamente eficazes para eliminar o problema. “Primeiramente, é feito um estudo detalhado por um médico do sono. Com esse diagnóstico, temos condições de saber os níveis de ronco e se existem outros distúrbios do sono presentes, como a própria apneia ou o bruxismo.”, detalha.
O aparelho oral é confeccionado de acordo com o tipo de arcada dental de cada indivíduo. Existem vários tipos de aparelhos, escolhidos após uma avaliação das condições orais e faciais que incluem um exame odontológico completo da boca, dos dentes e gengivas, dos músculos da face e da mastigação e articulação da mandíbula – a ATM. “Com o aparelho, o ar vai passar por uma garganta ou via aérea mais aberta, livre da resistência provocada pelo relaxamento dos músculos aumentados nos indivíduos com ronco e apneia do sono”, finaliza o especialista.
Ana Maria Braga