Conheça o ranking com os dez tipos de câncer que mais matam brasileiros:
Os dados refletem o estilo de vida da geração que está na casa dos 50 anos. Mudanças de hábito, como fumar e beber menos e consumir mais alimentos saudáveis, podem diminuir a incidência da doença, que em 2012 atingirá 520 mil pessoas
1. Pulmão: De difícil diagnóstico, costuma ser descoberto em estágios avançados, o que faz o índice de mortalidade chegar a 86%. É o tipo mais comum de câncer no país, devido à quantidade de fumantes: 15% dos brasileiros.
2. Estômago: O maior fator de risco é o contato com a bactéria Helicobacter pylori, presente em alimentos e água potável. Comida com conservantes, como enlatados, potencializa as chances de tumor.
3. Colorretal: Idade e fatores genéticos são as maiores causas. A doença começa com o surgimento de tumores benignos no intestino grosso. Exames de fezes podem detectá-la nesse estágio, quando há boas chances de cura.
4. Próstata: Idade é o maior fator de risco, mas alimentação rica em gordura animal e obesidade contribuem. O exame antígeno prostático específico, o famoso exame de toque, ajuda a diagnosticar cedo a doença.
5. Mama: É o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Seu diagnóstico é fácil. Basta fazer o autoexame de toque das mamas e a mamografia. Se descoberto precocemente, há grandes chances de cura.
6. Fígado: A cirrose hepática, relacionada ao alcoolismo, provoca metade das ocorrências. Este câncer também é muito ligado à hepatite C e à hepatite B, que pode ser prevenida por vacinação.
7. Pâncreas: Facilitado por consumo de cigarro, álcool e dieta rica em gordura, é raro antes dos 30 anos e mais comum depois dos 60. Os principais sintomas são perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura.
8. Cavidade oral e boca: A boca é um dos órgãos que mais sofrem com a exposição ao cigarro e ao consumo de álcool – ou, pior ainda, à combinação dos dois. Estômago, esôfago e laringe também sofrem com a dupla.
9. Leucemia: É provocado pela proliferação descontrolada dos glóbulos brancos no sangue. Surge devido a radiação, tratamento de outro câncer ou motivos genéticos.
10. Colo de útero: Causado principalmente pelo vírus HPV, comumente adquirido por contato sexual. O papanicolau, exame recomendado às mulheres a partir dos 25 anos, é o método usado para descobrir o tumor.
*Dados de 2008
Fontes Cláudio Noronha, coordenador de ações estratégicas do Instituto Nacional de Câncer; Ministério da Saúde; Globocan 2008