O que é polissonografia domiciliar?

Para entendermos o que é a Polissonografia domiciliar, é preciso em primeiro lugar, saber o que é e para que serve o exame de Polissonografia ou exame do sono, como é popularmente conhecido.

A Polissonografia (PSG) é o exame considerado padrão ouro para investigar distúrbios do sono como apneia do sono, ronco, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, insônia, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, entre outros distúrbios.

Os distúrbios do sono podem desencadear alterações na qualidade do sono e consequentemente na qualidade de vida dos indivíduos, como por exemplo, despertares noturnos, sonolência diurna excessiva, queda na capacidade de concentração e memória, cefaleia matinal, noctúria (acordar para urinar), alteração da pressão arterial, sensação de sufocamento, impotência sexual, depressão, ronco alto e frequente, entre muitos outros sintomas.

Está também altamente associado ao aparecimento de outras doenças como o Diabetes, Refluxo gastresofágico, Hipertensão arterial, doenças cardiovasculares (AVC, Arritmias, insuficiência cardíaca e infartos do miocárdio).

Portanto, diagnosticar um distúrbio do sono é uma questão de necessidade para o cuidado com a saúde e o médico especialista em sono deve ser consultado para dar o seguimento correto em cada caso.

O exame de polissonografia, utilizado para diagnosticar estes distúrbios, é realizado durante a noite inteira, através de sensores fixados ao corpo, que permitem o registro das fases do sono, a profundidade e quantidade do sono, além de analisar a passagem do ar pelo nariz e monitorar a oxigenação sanguínea, a frequência cardíaca, os movimentos do tórax, a posição do corpo na cama, entre outros dados de forma completa e detalhada. A quantidade de dados fornecidos pelo exame vai depender do tipo de Polissonografia a ser feito. De qualquer forma é um exame indolor e não invasivo, por isso não envolve qualquer risco. 

O exame pode ser feito em laboratório do sono, especializado para este tipo de procedimento ou na casa do paciente, o que chamamos de Polissonografia domiciliar.

 

Qual a diferença da Polissonografia (feita em laboratório) e a Polissonografia domiciliar?

Para entender esta diferença, é importante saber quais são os 4 tipos de Polissonografia:

  • Tipo 1: realizada em laboratório e assistida por um técnico em polissonografia (utiliza pelo menos 7 canais para uma análise completa).
  • Tipo 2: realizada de forma domiciliar e não assistida por técnico (utiliza pelo menos 7 canais para análise completa).
  • Tipo 3: realizada de forma domiciliar e não assistida por técnico. Não dispõe de eletroencefalograma, somente sensores respiratórios (utiliza 3 canais para análise simplificada).
  • Tipo 4: realizada de forma domiciliar e não assistida por técnico. Dispõe de monitorização da oximetria com auxílio de aplicativo no celular (concentração de oxigênio e pulso cardíaco).

 

Portanto, a Polissonografia de Tipo 2, 3 e 4, são os exames que podem ser realizados de forma domiciliar, ou seja, a Polissonografia em casa. Elas se diferem pela quantidade de sensores e consequentemente de dados fornecidos, mas não há um melhor ou pior. A escolha vai depender de algumas variáveis que podem ser discutidas melhor entre o paciente e o médico solicitante, conforme a necessidade de cada situação clínica.

A grande vantagem da Polissonografia em casa é o paciente poder dormir em seu ambiente costumeiro, sendo na sua cama, com o seu travesseiro, o que por muitas vezes facilita o adormecer. Além disso, torna o exame mais acessível para pacientes com dificuldade de locomoção, seja por alterações motoras ou cognitivas e até para as pessoas que possuem dificuldades em dormir fora de casa.

A análise dos dados para o laudo deve ser feita com seriedade e competência, por isso, encontrar um local de confiança, que possa lhe assegurar um serviço de excelência é tão importante quanto tomar a decisão em realizar o exame.

Vale lembrar, que o exame necessita de prescrição médica para ser realizado, sua execução necessita ser feita por um técnico em polissonografia e seu laudo deve ser avaliado por um médico especialista em sono.

O tratamento traçado após uma avaliação precisa deverá ser seguido para que a qualidade de vida seja restabelecida o quanto antes, afinal, dormir bem é a preparação de um dia produtivo e com disposição.

Muitos convênios não possuem cobertura deste exame, mas na maioria dos casos o sistema de reembolso funciona bem. O preço é variável para cada tipo de exame, mas o valor agregado em um exame e laudo bem-feitos em prol da saúde acabam por valer o esforço.

A Physical Care leva muito a sério a saúde de seus clientes e realiza o exame de Polissonografia domiciliar com experiência e qualidade do agendamento ao laudo.

Deixe a Physical Care surpreender você.

Agende seu exame aqui.

Open chat
Olá! Como podemos ajudar?