Uma boa noite de sono é uma das experiências mais gratificantes e prazerosas que existem. Contudo, sintomas como insônia e sonolência diurna podem causar desconforto e elevar os níveis de estresse. Os seres humanos dormem cerca de 30% de toda a sua vida e o sono tem papel importante na consolidação da memória, no reconhecimento de palavras, na localização espacial, na capacidade de relembrar histórias, no aprendizado, na criatividade e na preservação de nossas funções executivas e cognitivas. Portanto, o sono tem como uma de suas funções a preservação de nossa existência com saúde e qualidade de vida.
Existem dois estados distintos nas fases do sono: o sono sincronizado ou sono não-REM (Non-rapid eye movement) e o sono dessincronizado ou sono REM (Rapid eye movement).
O sono normal inicia-se pelo sono NREM. No primeiro estágio do sono NREM registramos movimentos oculares rotatórios lentos, redução do tônus muscular e uma atividade cerebral com ondas de baixa amplitude. Esse estágio é uma fase transitória e curta, passando em seguida para o segundo estágio, com ondas cerebrais de maior amplitude. Esse período é o mais duradouro para a maioria dos adultos, ocupando cerca de 50% da noite de sono de um adulto jovem saudável. O terceiro estágio é caracterizado pela presença de ondas lentas de grande amplitude e é também conhecido como sono profundo.
Durante o sono NREM há uma redução importante na atividade do sistema nervoso central, levando à uma estabilidade de frequência cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial. Nesta fase do sono, a atividade mental atinge o seu nível mais baixo e não há sonhos nítidos coloridos com as mesmas manifestações dos sonhos registrados no sono REM.
Já o sono dessincronizado ou sono REM não é dividido em estágios e caracterizam-se por movimentos oculares rápidos, variações das frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguíneo cerebral diminuído. Cerca de 80% das pessoas quando despertadas nesta fase de sono, relatam estar sonhando, indicando atividade mental. Uma definição simplificada deste estado seria o cérebro ativado em um corpo paralisado.
Os estágios de sono ocorrem de uma maneira cíclica durante a noite com a sucessão dos estágios 1 a 3 do sono NREM e sono REM em ciclos de 70 a 110 minutos. Ao longo da noite, os períodos REM vão se tornando mais prolongados, sendo que o sono de ondas lentas – terceiro período – quase não ocorre no final do período de sono.
Assim, o sono de ondas lentas predomina no terço inicial da noite e o sono REM na segunda metade. O ciclo NREM e REM se repete com 4 a 6 ciclos por noite, sendo o tempo total de sono constituído por cerca de 2-5% do primeiro estágio, 45-55% de segundo estágio, 13-23 % de terceiro estágio e 20-25% de sono REM. Ou seja, a quantidade de sono varia de pessoa para pessoa, mas para a faixa etária dos adultos jovens, a quantidade de sono normal situa-se entre 7 e 8 horas por noite.
A distribuição dos estágios de sono durante a noite e a duração do período de sono podem ser alteradas por vários fatores como quantidade de sono nas noites anteriores, horários, idade, uso de medicações, álcool, condições ambientais (temperatura, ruído), condições psicológicas e transtornos do sono.