Como escolher o bipap ideal

Entendendo os Diferentes Tipos de BiPAP e Suas Aplicações

Aprenda a ver qual é o modelo ideal para você

A terapia respiratória com BiPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) em domicílio é utilizada a bastante tempo. No entanto, existem diferentes tipos de BiPAP e cada um possui suas próprias características técnicas e aplicações específicas.

Vamos explorar algumas dessas diferenças e como elas influenciam a escolha do dispositivo mais adequado para cada paciente.

A primeira coisa a ser dita é que BiPAP, BPAP e VPAP são nomes comerciais registrados por famosas marcas de equipamentos médicos para dispositivos biníveis de pressão positiva, sendo BiPAP, a denominação mais popular.

Uso bipap noite

O QUE É E PARA QUE SERVE O BiPAP?

O BiPAP é um equipamento de pressão positiva binível, ou seja, em dois níveis de pressão.

Isso quer dizer que há uma pressão inspiratória mais alta do que a pressão expiratória, diferentemente dos aparelhos de CPAP que possuem uma única pressão tanto na fase na inspiração, quanto na expiração.

Para aqueles que sofrem de distúrbios respiratórios LINK PARA DISTÚRBIOS RESPIRATORIOS como a apneia do sono grave ou insuficiência respiratória, o aparelho BiPAP pode ser uma solução eficaz para melhorar a respiração tanto durante o dia, como durante o sono.

Antes de tudo, uma consulta médica é importante para que se tenha uma recomendação baseada nas necessidades de cada indivíduo.

O fisioterapeuta respiratório também pode avaliar a necessidade de realização da terapia e indicá-la corretamente.

Uso bipap dia

ONDE PODE SER FEITA A TERAPIA COM BiPAP?

Atualmente, com o aumento da humanização nos tratamentos médicos, muitos recursos já podem ser realizados em domicílio, e a terapia respiratória com equipamentos de pressão positiva é uma delas.

Isso com certeza contribuiu para o sucesso de muitos tratamentos e melhorando a e qualidade de vida dos pacientes.
Da mesma forma, o BiPAP continua sendo utilizado em hospitais e clínicas.

QUAIS SÃO OS DIFERENTES TIPOS DE BiPAP?

BiPAP FIXO: Também é chamado de BiPAP básico ou BiPAP S. Este tipo de BiPAP fornece pressão positiva a dois níveis predefinidos (fixos): uma pressão inspiratória (IPAP) mais alta e uma pressão expiratória (EPAP) mais baixa.

A pressão é mantida constante durante toda a noite, independentemente das necessidades respiratórias do paciente.

É frequentemente prescrito para pacientes com necessidades respiratórias consistentes ao longo da noite. Pode ser apropriado para casos de apneia do sono grave, insuficiência respiratória crônica, ou outros distúrbios respiratórios específicos.

Uso bipap noite

BiPAP AUTOMÁTICO: O BiPAP automático, por outro lado, ajusta automaticamente a pressão expiratória (EPAP) conforme necessário, em resposta às mudanças na respiração do paciente durante à noite.

Ele monitora continuamente a respiração e ajusta a pressão de EPAP para garantir um suporte respiratório ideal.

É especialmente útil para pacientes com padrões respiratórios variáveis durante a noite, como apneia do sono grave, possibilitando a mudança da pressão EPAP conforme a necessidade durante a noite.

O BiPAP automático pode ajustar-se rapidamente às mudanças na respiração do paciente, proporcionando um suporte respiratório mais personalizado e eficaz.

sem logo VPAP AirCurve ASV frente

BiPAP COM FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA DE BACKUP: Também chamado de BiPAP ST ou somente BiPAP com frequência. Neste equipamento as pressões IPAP e EPAP são fixas, mas é possível ajustar uma frequência respiratória de backup, que assume a respiração em caso de apneia do paciente.

 

BiPAP AVAPS ou iVAPS ou STA (Pressão de suporte com volume garantido): É um tipo avançado de BiPAP que oferece suporte respiratório mais sofisticado.

Além de funcionar como o BiPAP com frequência respiratória de backup, ele também conta com modalidades de respiração totalmente controlada pelo equipamento, podendo ser por pressão ou por tempo.

A modalidade de volume garantido é controlada por pressão, com garantia de um volume corrente.

sem logo VPAP AirCurve ST A frente

O BiPAP SERVOVENTILADOR (ASV): é outro tipo avançado de BiPAP que oferece uma pressão de suporte e o EPAP autoajustáveis, tendo como alvo a ventilação minuto, tornando a terapia totalmente personalizada.

O equipamento monitora continuamente a frequência respiratória específica do paciente e fornece a pressão correspondente à sua respiração, adaptando-se de modo dinâmico às necessidades variáveis.

É indicada para distúrbios respiratórios centrais, como a respiração de Cheyne-Stokes e a apneia central do sono (incluindo a apneia complexa do sono), além de eventos obstrutivos associados.

 

Tanto o BiPAP com frequência respiratória de backup quanto o BiPAP servoventilador são opções avançadas de suporte respiratório que oferecem benefícios adicionais em comparação com os BiPAPs convencionais.

Eles são especialmente úteis para pacientes com necessidades respiratórias complexas ou que requerem um suporte respiratório mais preciso e controlado.

 

RECURSOS ADICIONAIS DOS BiPAPs

Os aparelhos BiPAP precisam ser utilizados em conjunto com uma mangueira (circuito, tubo ou traquéia) e uma máscara (facial, nasal ou total face).

Atualmente os equipamentos são bem silenciosos, as máscaras bem confortáveis e minimalistas, além de possuírem um algoritmo avançado de conectividade para ajustes à distância, quando necessários.

Possuem configurações adicionais que visam melhorar o conforto da terapia, como:

 

Rampa: Permite que o dispositivo inicie com uma pressão mais baixa e aumente gradualmente até a pressão terapêutica, ajudando o paciente a se adaptar mais confortavelmente ao tratamento.

Alívio de Pressão Expiratória: reduz a pressão durante o início da expiração para tornar a respiração mais confortável. Esse recurso pode ser chamado de Easy Breathe, EPR ou APE.

Compensação de Vazamento: Este recurso ajusta automaticamente a pressão para compensar vazamentos de ar, garantindo uma terapia eficaz, mesmo em presença de vazamentos na máscara.

 

Mas, você sabe qual o melhor modelo de BiPAP?

A resposta correta é que não há UM melhor BiPAP, mas sim O melhor equipamento BiPAP para cada situação diferente.

A escolha do tipo de BiPAP adequado depende de uma avaliação cuidadosa das necessidades individuais do paciente, bem como das recomendações do médico.

A seleção do dispositivo certo pode fazer uma grande diferença na eficácia do tratamento.

Escolher comprar ou alugar um equipamento deste tipo também vai depender das necessidades específicas de cada pessoa.

Ter um profissional fisioterapeuta respiratório para auxiliar na escolha do modelo apropriado e também dos acessórios ideais para uma adaptação rápida é imprescindível.
Agende a adaptação e orientações do seu BiPAP, VPAP ou BPAP com a Physical Care, clique aqui.

Receba dicas de saúde e bem estar para dormir melhor!

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?
Bem-vindo à Physical Care
Olá! Como podemos ajudar?