A Fibromialgia é uma síndrome reumática e crônica. Sua maior característica são as dores ao longo do corpo: músculos e articulações, principalmente.
No Brasil, ela afeta cerca de 3% da população. A maioria dos casos ocorrem em mulheres entre 30 e 50 anos. Elas são responsáveis por 80% dos casos. Mesmo assim, ainda não existe uma conclusão concreta sobre os motivos que levam a população feminina ser tão afetada, bem como não há um fator determinante para o surgimento da síndrome em ambos os sexos. Supõe-se que exista relação com eventos traumáticos físicos e psicológicos. Há ainda, casos onde a síndrome se desenvolve após infecções graves.
Independente das causas, é fato que as dores surgem e impedem os pacientes de realizar tarefas simples e complexas do dia-a-dia. Segundo os pacientes, não se trata de uma dor aguda, mas sim de uma dor constante que impede desde movimentos físicos até a concentração. A algum tempo, acreditava-se que a doença só ocorria quando havia dor constante e sem aparente motivo em dezoito pontos do corpo, entretanto essa afirmação não pode ser considerada correta. As dores surgem em pontos específicos do corpo, mas a quantidade de lugares pode variar entre pacientes. Ou seja, cada caso é um caso. São consideradas dores do do lado esquerdo e direito do corpo e acima e abaixo da cintura. Quando há dor em todos os lados do corpo, podemos dizer que a síndrome está em seu estágio generalizado.
Sintomas:
- Dor generalizada em todo corpo por mais de três meses;
- Cansaço crônico;
- Perda de memória;
- Falta de concentração;
- Insônia;
- Sono não produtivo;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Vontade de urinar além do normal;
- Sudorese;
- Sensibilidade ao frio;
- Sensibilidade ao toque;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Queimações e formigamentos;
- Alterações no humor;
- Ansiedade;
- Depressão.
Tratamento:
Existem vários caminhos para o tratamento da Fibromialgia. Através de medicamentos, tratamento psicológico e fisioterapêutico. Para os casos onde existe a necessidade de medicamentos, é necessária a prescrição de um médico. A fisioterapia para pacientes com fibromialgia, envolve a prática de exercícios que buscam o recondicionamento cardiorrespiratório e muscular. Os exercícios aeróbicos, atuarão em todo o sistema respiratório, afim de fortalecer os músculos que fazem parte desse sistema.