São transtornos que podem ocorrer durante o início do sono, durante o sono ou no despertar e se caracterizam por episódios desagradáveis com experiências e comportamentos psicológicos anormais.
Acometem mais crianças e tendem a desaparecer com o tempo.
Causas: é causada por uma alteração no ciclo normal do sono.
Tipos de Parassonias:
– Despertar confusional – são despertares associados a confusão em tempo e espaço, podendo apresentar choro, falas lentas e até agressividade. Ocorrem geralmente no primeiro período da noite e podem ter a duração entre alguns segundos a até mais de uma hora.
– Terror noturno – são despertares súbitos, nos quais a criança se senta na cama apavorada, associados a gritos de pavor, sudorese e taquicardia. Costumam ocorrer cerca de 2 horas após o adormecer e pode durar de 3 a 5 minutos. Normalmente a pessoa não se recorda do ocorrido no dia seguinte.
– Enurese noturna – é caracterizada pela eliminação de urina de maneira involuntária no período noturno (xixi na cama) em crianças com mais de 5 anos. Ocorrem em pelo menos 2 vezes na semana, podendo ser diariamente. Pode estar associado a falta de um hormônio antidiurético responsável por controlar a urina.
– Pesadelos – mais frequente nas crianças, são episódios de sonhos desagradáveis, podendo estar acompanhado de despertar assustado. Quase nunca estão associados a falas ou gritos. Ocorrem na fase do sono REM, normalmente na segunda metade da noite. Podem não ter causa aparente, porém também podem ser causados por medos, estresse, ansiedades, estresse pós-traumático ou distúrbios psiquiátricos
– Bruxismo – é o ato de ranger os dentes constantemente durante o sono podendo causar alterações dentárias (desgastes), dores na articulação temporomandibular, cefaleia matinal. Pode estar associada a outros distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono ou com fatores psicológicos, como o estresse e a ansiedade.
– Paralisia do sono – é a impossibilidade temporária de se mover ou falar na transição entre sono e vigília. A experiência tende a ser assustadora e pode estar acompanhada de alucinações, pois neste caso o despertar ocorre durante a fase dos sonhos (sono REM). Pode estar associada a estresse, privação de sono ou a presença de outros distúrbios do sono como a apneia do sono ou a narcolepsia.
– Sonambulismo – neste distúrbio o indivíduo pode sentar, levantar da cama e até andar pela casa durante o sono, geralmente com os olhos abertos podendo durar até 30 minutos. Mais comum entre o final da infância e na adolescência. Normalmente ocorre no terço inicial da noite, durante o sono profundo (sono de ondas lentas ou N3) e pode estar associado a uma má higiene do sono.
– Transtorno Comportamental do sono REM (TCSREM) – é o distúrbio no qual a atonia esperada na fase do sono REM está ausente, resultando em um comportamento muitas vezes agressivo (chutes e socos), ocasionalmente levando à machucados. O TCSREM é mais comum em idosos e pode estar associado a uma variedade de distúrbios neurológicos como doenças degenerativas do SNC (sistema nervoso central). O tratamento é feito após investigação neurológica e com medicações de ação no sistema nervoso.
O médico especialista do sono é o profissional capacitado para diagnosticar o tipo de parassonia apresentado, bem como tratá-la de forma específica. A maioria dos casos de parassonia podem desaparecer com uma higiene do sono adequada e medidas de segurança, evitando que o indivíduo se machuque, entretanto, medicamentos podem ser associados ao tratamento em alguns casos mais severos.